sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

MITOLOGIA ZUMBI DO HAITI

MAMBO
Função:
Sacerdotisa
O vodu é uma religião mais igualitária em relação aos sexos do que o catolicismo.
Em cerimônias, os devotos veneram o órgão sexual da mambo, que fica nua.

O vodu haitiano possui tanto sacerdotes quanto sacerdotisas, conhecidos como houngans e mambos, respectivamente. Eles celebram seus ritos em templos (talvez não seja fora de lugar usar a palavra "terreiro")conhecidos como hounforts. Acontece, porém, que a ocupação sacerdotal muitas vezes não é a única função dos houngans. Há os que também são bocors,feiticeiros, e realizam transações com os deuses que podem ter resultados não muitos agradáveis para os mortais.
 Essa dualidade se espelha na suposta diversidade de loas,que incluem não apenas divindades "do bem" como também seres de natureza zombeteira ou às vezes malévola. Não são demônios, mas também não são exatamente anjos. Entre essas figuras ambíguas se destaca um loa pródigo em nomes: Baron Samedi ("Barão Sábado"), que também é conhecido como Baron Cimetière (é,é isso mesmo que você está pensando), Baron La Croix ("Cruz") e Baron Kriminel.(Os nomes também podem representar aspectos ou encarnações diferentes de Baron Samedi, e não apenas apelidos.)
HOUGAN
Função:
Sacerdote
Por meio de cantos, danças rituais e sacrifícios de animais, o hougan mantém a conexão dos haitianos com o mundo dos deuses ou loas.

BOCOR
Função:
Feitiçeiro
Não é incomun que a mesma pessoa acumule as funções de hougan, ou sacerdote, e de bocor, ou feitçeiro.
São os bocors os especialistas haitianos em "Zumbificar" pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário